Instituto CNA e Universidade de São Paulo lançam livro Agro 4.0

A publicação aborda o uso de tecnologias no setor agropecuário e os desafios para a ampliação da digitalização no campo, com sustentabilidade; veja como acessar.

Continue depois da publicidade

O Sistema CNA/Senar, por meio de seu Instituto, e a Universidade de São Paulo (USP) lançaram o livro “Agro 4.0: Fundamentos, realidades e perspectivas paro o Brasil”.

A publicação aborda o uso de tecnologias no setor agropecuário e os desafios para a ampliação da digitalização no campo, com sustentabilidade.


O livro reúne temas como segurança alimentar, sustentabilidade, irrigação e gestão da água, que são objeto de reflexão de profissionais que atuam no setor e em centros de pesquisa.

Foto: Divulgação / CNA

A publicação mostra que, apesar das dificuldades e desafios em implementação, a transformação digital na cadeia agroindustrial será fundamental para a economia do país e do mundo.

A abertura do livro conta com a palavra do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e do pró-reitor adjunto de Inovação da USP, Raúl González Lima.

A publicação é composta por 17 capítulos que abordam de forma ampla o Agro 4.0 no Brasil, desde os conceitos básicos até a discussão em torno dos caminhos futuros.

A diretora executiva do Instituto CNA, Mônika Bergamaschi, é colaboradora de um dos capítulos da publicação, juntamente com o professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, sobre o tema “Agropecuária brasileira, o equilíbrio ambiental e os desafios da segurança alimentar global”.

Para Mônika, “a transição digital no campo é um processo de grande relevância para o futuro da produção sustentável de alimentos, fibras e energias renováveis”.

A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, também contribuiu para o livro em um capítulo sobre a inovação e a sustentabilidade como pilares de posicionamento do agronegócio brasileiro para o mundo.

VEJA TAMBÉM | Dedicado à agropecuária brasileira, evento reúne pecuaristas e maiores nomes do setor em São Paulo

O capítulo sobre a assistência técnica no contexto do Agro 4.0 foi escrito pelos colaboradores da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Eduardo Gomes de Oliveira, Rafael Diego Nascimento da Costa e Julia Carolina Barros de Deus.

O coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, é um dos organizadores do livro e um dos autores do capítulo sobre reflexões e caminhos futuros do Agro 4.0.

Entre os organizadores do livro estão o professor titular da Escola Politécnica da USP (Poli-USP) e coordenador do GAESI, Eduardo Mario Dias, o professor titular da Esalq-USP, Durval Dourado Neto, Maria Lídia Rebello Pinho Dias Scoton (GAESI/EPUSP), Isabela Mendes Gaya Lopes dos Santos (ABDI) e José Henrique Videira Menezes (EMBRAPII).

Acesse o livro; clique AQUI.

Fonte: Ascom CNA

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo