Indonésia está prestes a abrir o mercado para bovinos vivos do Brasil

Meios de comunicação local repercutem declarações de funcionário do governo indonésio sobre iminente acordo entre os países

Continue depois da publicidade

A Indonésia está prestes a abrir o mercado para importações de gado vivo do Brasil – e também possivelmente da Nova Zelândia, relatou o site www.beefcentral.com, a partir de informações divulgadas aos meios de comunicação local por um alto funcionário do governo indonésio.

O artigo da Beef Central recorda que o Brasil, que fica a cinco a seis semanas de viagem por mar da Indonésia, ainda não conseguiu acesso à Indonésia devido ao seu passado de contaminações pela febre aftosa em seu rebanho bovino, mas, no início deste ano, se declarou livre da doença sem vacinação.

Porém, o governo brasileiro aguarda o reconhecimento formal desse status pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que espera ser aprovado em maio de 2025.

Continue depois da publicidade

A Austrália, que fica a uma curta viagem marítima de 4 a 5 dias de distância, tem sido a única fornecedora de gado vivo para a Indonésia por muitos anos, enviando, anualmente, de 300.000 a 600.000 cabeças de gado adaptadas às condições tropicais.

Segundo reforçou o texto publicado pela Beef Central, o Diretor Geral de Pecuária e Saúde Animal do Ministério da Agricultura da Indonésia, Agung Suganda, disse à imprensa em Jacarta que a assinatura de um novo regulamento dará ao Brasil acesso ao grande mercado de importação de gado vivo do país.

“Com a assinatura da 2ª revisão do regulamento governamental número 4 de 2016, podemos abrir a partir do Brasil, que tem quase o mesmo clima que o nosso, ou seja, um país tropical”, disse Suganda, em uma entrevista coletiva no JW Marriott Hotel, em Jacarta, de acordo com o canal de comunicação local Kompas.

Suganda explicou que a importação de gado vivo do Brasil foi proibida anteriormente devido à prevalência de febre aftosa no rebanho brasileiro, com algumas áreas do país ainda não livres do vírus sem vacinação.

Continue depois da publicidade

No entanto, o Ministério da Agricultura garantiria que o gado vivo importado do Brasil passasse por procedimentos rigorosos e que o gado fosse retirado de áreas livres de febre aftosa sem vacinação, disse ele.

“Não há casos de febre aftosa no Brasil há muito tempo”, firmou o Diretor Geral, que acrescentou: “Também esperamos que a agência mundial de saúde animal atualize seu status para livre sem vacinação.”

Além de abrir oportunidades para importar gado vivo do Brasil, a segunda revisão do PP Número 4 de 2016 também potencialmente abriria caminho para outros países, como a Nova Zelândia, enviarem gado por navio, indicou o artigo da Kompas.

Conforme relatado recentemente pelo Beef Central, há fortes sinais de que a Indonésia está se movendo para abrir o acesso ao seu mercado de gado vivo para países como o Brasil, a fim de ampliar suas opções de fornecimento de gado leiteiro para atender ao ambicioso programa de leite e almoço gratuitos do presidente Prabowo Subiantio para estudantes escolares indonésios.

O Ministério da Agricultura da Indonésia declarou em setembro que a Indonésia e o Brasil assinaram um memorando de entendimento com um plano para importar 100.000 cabeças de gado leiteiro tropical do Brasil para a Indonésia para ajudar a apoiar a nova política de leite gratuito, recorda a Beef Central.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo