Índice de Poder de Compra de Fertilizantes fecha em 1.11 em julho

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas

Continue depois da publicidade

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de julho de 2024 alcançou o valor de 1.11, resultado que reflete a queda no preço das commodities e o aumento em alguns fertilizantes.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Continue depois da publicidade

De acordo com a empresa, apesar dos atrasos nas compras dos fertilizantes, as perspectivas seguem positivas para a segunda safra de milho e algodão, com a expectativa de recuperação nos próximos meses para evitar acúmulos logísticos no final do ano.

Os preços das commodities reduziram -4,6% no milho e -2,15% na soja em relação a junho. Já o preço dos fertilizantes subiu cerca de 3% no período, com destaque para o aumento de 6% no superfosfato simples (SSP), 5% no fosfato monoamônico (MAP) e 1% na ureia. O cloreto de potássio (KCl) permaneceu estável, destaca o comunicado.

A safra americana segue com boas perspectivas e os números mais recentes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) corroboraram esta estimativa. No Brasil e na América do Sul os indicadores também seguem bons, com ajustes de produção e produtividade principalmente na segunda safra brasileira.

“Todo este cenário pressiona os preços da soja e do milho. Em julho, o mercado interno registrou alguns picos positivos motivados pelo aumento do dólar, o que permitiu que algumas negociações em real (R$) fossem mais vantajosas”, relata o comunicado .

Continue depois da publicidade

O mercado segue atento ao desenvolvimento da safra nos Estados Unidos, às negociações e intenções de plantio para a próxima safra brasileira, além da colheita da segunda safra, que se aproxima do final e proporcionou números surpreendentes em algumas regiões.  “É importante se atentar também às perspectivas climáticas para o início de setembro, que vão ditar a janela das próximas safras”, diz a nota.

Fonte: Ascom Mosaic

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo