Imea: custo de produção de milho em MT sobe 3,16% na safra 2024/25

A redução de 22,09% nos preços dos fertilizantes, como a ureia, foi compensada por aumentos nos preços de sementes e defensivos, mantendo os custos gerais elevados

Continue depois da publicidade

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que o custo total de produção do milho em Mato Grosso para a safra 2024/25 aumente 3,16%, alcançando R$ 6.054,73 por hectare, na comparação com a média da safra 2023/24. A redução de 22,09% nos preços dos fertilizantes, como a ureia, foi compensada por aumentos nos preços de sementes e defensivos, mantendo os custos gerais elevados.

O analista do Imea Abraão Di Matheus Pereira Viana destacou que o ponto de equilíbrio para o milho foi estimado em 123,86 sacas por hectare, um aumento em relação às 117,52 sacas necessárias na safra anterior.

Continue depois da publicidade

Ele explicou que a relação de troca para alguns insumos melhorou, como a ureia, que agora exige 71,85 sacas de milho por tonelada, uma redução de 21,77 sacas em comparação com a safra passada, e o cloreto de potássio, que diminuiu 21,14 sacas, passando para 64,23 sacas por tonelada. No entanto, o MAP apresentou um aumento, exigindo 119,74 sacas por tonelada, 10,81 sacas a mais que no ciclo anterior.

Apesar da queda nos preços de alguns insumos, a receita bruta estimada para o milho em Mato Grosso na safra 2024/25 caiu 10,68%, totalizando R$ 3.883,09 por hectare, o que deve apertar ainda mais as margens dos produtores. A produção estadual de milho safrinha é projetada para recuar 9,50%, com uma produção total de 47,52 milhões de toneladas.


E-DBO

Chegou o e-DBO, o novo canal de conteúdo digital da DBO, tradicional referência jornalística em pecuária de corte do Brasil. Confira uma série de e-books sobre temas essenciais para a gestão e desenvolvimento das  fazendas, produzidos a partir de coletâneas de reportagens de cunho técnico publicadas na Revista DBO e de conteúdos exclusivos elaborados especialmente para esse canal.

DBO Play

Continue depois da publicidade

No DBO Play, nossa marca no Youtube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado PecuárioDe Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Quer ver vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.

Mercado Pecuário

Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuáriotoda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    São Paulo - SP

    Máx.

    --

    Min.

    --

    --

    Chuva

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Continue depois da publicidade

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo