Você está aqui:
///IATFMAX: A nova geração da certificação pioneira do mercado

IATFMAX: A nova geração da certificação pioneira do mercado

Com o novo sistema de avaliação ficará ainda mais fácil a identificação e a escolha de touros em IATF

Portal DBO - 08/11/2018

Conteúdo Patrocinado

Uma nova e moderna certificação para facilitar a escolha da genética com desempenho comprovado em IATF. A ABS apresentou ao mercado: o IATFmax, a nova geração dos já reconhecidos selos da empresa, que foram pioneiros no mercado.

O novo sistema tem como base um modelo estatístico que leva em  consideração  a análise de diversos parâmetros e a interação entre esses fatores. “Agora, temos uma análise científica  robusta,  que  considera   não  só o desempenho do touro, mas conjuga esses dados com categoria de vacas e escore corporal, características que refletem no resultado da fertilidade dos animais”, detalha o gerente do Departamento Técnico Corte da ABS, Cristiano Ribeiro. O IATFmax nasce com o reconhecimento e o respeito conquistado pelos seus antecessores Selos IATF da ABS, os pioneiros do mercado. A avaliação tem como base os números colhidos a campo pela equipe do Grupo IATF da ABS que completou, em 2018, dez anos de trabalho. Os profissionais do time respondem pela maior parte de protocolos de inseminação artificial realizados no país.

Eles coletam os dados de desempenho dos touros utilizados em protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) através do programa de gestão reprodutiva da empresa, o ABS Sync. As informações são recebidas, processadas e, agora, passam a ser analisadas pela equipe de geneticistas de Corte da ABS.

“A grande vantagem do IATFmax é a agilidade e a confiança das avaliações que permite que um touro seja avaliado ainda na mesma safra em que foi utilizado. Com isso passamos a ter informação de fertilidade para os touros jovens de alto potencial genético e proporcionamos que o criador  tome uma decisão baseada em  informações  robustas. O IATFmax é o casamento perfeito entre a ciência e o trabalho no campo: avaliação moderna em uma extensa base de dados de IATF do mundo real” destaca a geneticista de Corte da ABS, Fabiana Mokry.

Outro benefício é nova forma de  categorização  dos  touros,  que  ficou  mais  simples,  facilitando a compreensão e a identificação daqueles com melhor desempenho. Eles foram separados  em três grupos diferentes: IATFmax +, IATFmax +3 e IATFmax +6.

Os touros IATFmax + são aqueles que apresentam uma taxa de fertilidade acima da média em  até 2,99 pontos percentuais. Os touros IATFmax +3 são aqueles que entregam em média 3 pontos percentuais a  mais   de   fertilidade   em   relação à categoria IATFmax +, e seguindo temos o IATFmax +6 e, como o nome sugere, é destinada àqueles touros cuja taxa de fertilidade alcança um incremento médio de 6 pontos percentuais acima da IATFmax +.

“Com a novidade, queremos que as categorias sejam mais simples e de fácil compreensão, agilizando a percepção da certificação por parte dos clientes ABS. Com o IATFmax,  o  produtor tem acesso rápido e intuitivo  à  informação sobre  a fertilidade de touros jovens, e é capaz de tomar decisões de forma simples e rápida para beneficiar o seu rebanho”, justifica Cristiano Ribeiro, gerente do departamento técnico da ABS.

Novidade agradou o mercado

“É uma nova oportunidade para a linha corte, revalidando um trabalho iniciado há 10 anos, que foi muito feliz e que fez o diferencial da ABS no mercado. O IATFmax é um trabalho inovador que está levando maior confiabilidade pela forma como foram desenhadas a estatística e a avaliação do programa”

Romero Cavalcanti, supervisor da ABS no Nordeste

“Achei muito interessante essa mudança do selo para modelo IATFmax. Ele começa a avaliar um pouco mais o ambiente da  fazenda,  onde  o sêmen de determinado touro está sendo usado,  e  vai  corrigir  alguns  desvios de informação que podem acontecer, o que vai nos dar mais confiabilidade”

Waldemar Rickli, representante da ABS em Marabá (PA)

“IATFmax é uma forma real de explicar as variabilidades que existem dentro de uma propriedade. Então, nós temos propriedades com diversos índices reais de IATF. IATFmax vai ajudar numa forma  mais  clara  e  um potencial que pode ser alcançado de acordo com a sua realidade na propriedade”

Alexandre Hage, representante da ABS em Cuiabá (MT)

“Fiquei muito satisfeito. É uma evolução dentro do processo,  e   acredito   que   é  diferente  de   mudança. Na evolução, a gente está sempre caminhando para a melhora. E é uma forma de motivar mais, tanto nós, que estamos no campo, quanto o produtor, que pode alcançar os seus objetivos”

Giovani de Almeida, representante da ABS em Unaí (MG)

 

Conteúdo independente de responsabilidade da ABS Brasil.

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O IATFMAX

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.
X