O secretário de Estado e Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, conferiu na última sexta-feira (10/3) a chegada das vacinas contra a febre aftosa que serão utilizadas na campanha anual do Amazonas, dentro do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA).
A entrega das vacinas ocorreu na sede do Sistema Sepror com a presença dos diretores-presidentes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
Continue depois da publicidade
As vacinas foram adquiridas pela Sepror, por meio de termo de aquisição no valor de R$ 1,3 milhão, sendo 375 mil doses de vacinas para atender a 1ª e a 2ª etapa da campanha de vacinação de 2023.
SAIBA MAIS | Anuário DBO | Aftosa: o vagão mais pesado se movimenta
Devem ser imunizados os rebanhos de bovinos e bubalinos de todas as idades de 41 municípios das regiões das calhas dos Rios Solimões e Amazonas, e nos rios Negro, Juruá, Purus e Madeira. “São 375 mil doses de vacina destinadas para os 41 municípios, que vão custar em torno de R$ 3,55 para os pequenos pecuaristas do Amazonas. Você produtor, pequeno pecuarista que está no interior, não deixe de vacinar seu rebanho de bovinos e bubalinos”, destacou Petrucio.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), a imunização é obrigatória e começa no dia 15 de março. A campanha seguirá até o dia 30 de abril e a notificação deve ser feita na Adaf ou através do atendimento remoto (92 99238-5568) até 15 de maio.
Continue depois da publicidade
As vacinas darão suporte aos municípios que não tem representante comercial privado, que foram adquiridos pela Sepror e poderão ser acessados via Idam, sendo repassados aos criadores de forma subsidiada (valor ofertado menor ao encontrado no mercado), e terão fiscalização de técnicos da Adaf durante a vacinação, que é realizada pelos próprios produtores.
“As equipes da Adaf em todo o Amazonas já estão a postos para atuar na vacinação contra febre aftosa, que começa no dia 15 de março. As vacinas adquiridas pela Sepror já começam a ser enviadas para que não faltem em nenhum dos 41 municípios contemplados nesta etapa. Agradeço ao secretário Petrucio pelo empenho da Sepror na aquisição dos imunizantes”, disse o diretor-presidente da Adaf, José Augusto Omena.
Fonte: Agência Amazonas e Adaf / Governo do AM