A gigante japonesa de comércio de carnes Starzen fez seu primeiro investimento na indústria de gado australiana, comprando o confinamento especializado em carne Wagyu Macquarie Downs, perto de Leyburn, em Darling Downs, Queensland, informa o portal www.beefcentral.com.
Macquarie Downs é uma propriedade substancial de 6.900 hectares, com um confinamento comercial com capacidade para 3.900 cabeças em 32 currais, além de uma grande área de cultivo irrigada e de sequeiro para produção de feno, silagem e grãos.
Inaugurado em 1995, o confinamento Macquarie Downs pertence à família japonesa Suzuki, cujo negócio principal é o desenvolvimento imobiliário.
Continue depois da publicidade
Porém, os setores de genética e criação de gado Wagyu não estão incluídos na negociação envolvendo o confinamento Macquarie Downs, e continuará sendo operado pela família Suzuki, diz o portal australiano.
Em um aviso à Bolsa de Valores de Tóquio, a listada Starzen disse que comprou o negócio de confinamento e agricultura Macquarie Downs via Yorkrange Pty Ltd. por A$ 55,9 milhões. A conclusão esperada da transação é 28 de fevereiro de 2025.
A Yorkrange se tornará uma subsidiária integral da Starzen. A aquisição foi parte da estratégia da Starzen de fortalecer suas operações no exterior, particularmente na produção e fornecimento de carne bovina Wagyu australiana.
“Ao gerenciar as operações de engorda de gado diretamente, a Starzen visa melhorar a qualidade da carne bovina e aprimorar sua cadeia de suprimentos para mercados na China e no Sudeste Asiático”, disse a empresa.
Continue depois da publicidade
“A aquisição permitirá que a Starzen se envolva diretamente em todo o processo de produção da carne bovina Wagyu australiana e nas vendas em outros mercados estrangeiros, principalmente na China e no Sudeste Asiático ”, acrescentou.
Anteriormente conhecida como Zenchiku, a Starzen comercializa carne bovina australiana há décadas, estabelecendo a divisão Starzen Austrália há quatro anos, tanto para importação de carne bovina Wagyu japonesa para este país, quanto para exportação. A empresa foi por muitos anos uma das maiores fornecedoras de carne bovina moída para o McDonald’s Japão.
No Japão, a Starzen possui e opera extensos ativos de confinamento e processamento de Wagyu. A empresa também importa e distribui grandes quantidades de carne bovina da Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia. A Starzen emprega quase 2.800 funcionários em suas operações.
(Com Beef Central)