O canal Terraviva transmitiu na noite de 21 de maio o “Leilão Virtual Liquidação Brahman Havana” com a oferta de machos e fêmeas precoces e funcionais, resultantes do trabalho de melhoramento genético desenvolvido desde 2004 na região Nordeste em Imperatriz, no Maranhão, pelo pesquisador e pecuarista Roberto Sainz.
+ Nelore Jandaia apresenta produção de matrizes PO
Bob, como é conhecido, vive atualmente nos Estados Unidos, onde cursou graduação, fez mestrado e doutorado. Professor emérito de Animal Science pela Universidade da Califórnia, em Davis, ele foi pesquisador da Embrapa Cerrados e atuou em estudos de eficiência alimentar, qualidade de carcaça, entre outros temas relacionados à pecuária de corte.
Continue depois da publicidade
Os negócios envolvendo 119 zebuínos PO e PC, produtos de inseminação artificial – matrizes e novilhas prenhes e/ou paridas, animais jovens e touros de repasse – geraram faturamento total de R$ 736.950. A média geral atingiu R$ 6.193, com a venda de 92 fêmeas e 27 machos com exame andrológico positivo.
Os exemplares criados a pasto na Fazenda Havana saíram com medições de ultrassonografia de carcaça e avaliações do Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Brahman (PMGRB), da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). Bob Sainz integrou o grupo que lançou o PMGRB no ano de 2001, em Goiânia.
A organização do remate foi da Programa Leilões, com retransmissão pela Remate Web. A captação dos lances em estúdio foi coordenada pelo leiloeiro rural Nilson Genovesi, com pagamentos fixados em 30 parcelas.
Acompanhe os resultados dos principais pregões de todo o Brasil no Jornal de Leilões