9ª Edição – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

De 23 a 24 de Outubro

Compartilhe este evento:

DE 23/10/2024

a 24/10/2024

Endereço:

Transamérica Expo Center São Paulo - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues 387, São Paulo, SP, 04757-020

Cidade:

São Paulo

Estado:

São Paulo

Realização:

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Entrada:

Ingressos no site

Transamérica Expo Center São Paulo - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues 387, São Paulo, SP, 04757-020

São Paulo

São Paulo

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Ingressos no site

TEMA CENTRAL – EDIÇÃO 2024:

Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo

Posicionar o CNMA como um mensageiro para o mundo utilizando a força da voz da mulher para expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

Edição de 2024 será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP)

O tema do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, será “Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo”. O objetivo é posicionar o evento como um mensageiro, utilizando a força feminina para expandir a visão global sobre o agro brasileiro e ajudar a criar uma percepção internacional justa do setor.

A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” realizada em 2023 no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do CNMA. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do agronegócio se unir e comunicar de forma mais assertiva o trabalho realizado pelo setor no País.

Segundo o curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon, foi notória a percepção de que ‘somos um gigante desconhecido’ e, diante disso, há uma significativa necessidade de mostrar que o Brasil realiza as melhores práticas de agricultura regenerativa. “Utilizamos técnicas como plantio direto, modelos agrossilvipastoris, utilização de bioinsumos e devolvemos para o mundo segurança alimentar, energética e ambiental”.

Assim, em 2024, o objetivo do CNMA é ser palco da grande virada da percepção do agro brasileiro. “Precisamos direcionar nossa voz para o mundo e vejo que a mulher agro brasileira será a porta-voz das realidades éticas, sustentáveis e do futuro que já começou”, complementa o curador de conteúdo.

Painéis e mesas redondas

Na mesa-redonda de abertura, que leva o tema deste ano “Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo”, serão reunidas as competências de especialistas brasileiros que dialogam, conversam e estabelecem negócios com o mundo. “O Brasil é hoje a maior potência alimentar, energética e ambiental do planeta e assumir esse protagonismo é um dever além de um ‘querer’”, aponta Tejon.

No painel “Ciência Brasileira que Muda o Mundo” será evidenciado como a pesquisa realizada no Brasil impacta e apoia o mundo todo. “Reuniremos mulheres especialistas da ciência para um diálogo de cientistas com técnicas e produtoras rurais na junção do que nos leva ao futuro, salientando os caminhos científicos tecnológicos, da gestão da aplicação da ciência no campo e nas relações do sistema do agronegócio”, explica o curador de conteúdo do CNMA. O momento, segundo Tejon, é mais do que oportuno, já que em 2024 celebra-se os 100 anos do nascimento da pesquisadora e engenheira agrônoma, Johanna Dobereiner, que revolucionou a forma de trabalhar a agricultura, provando que é possível ter uma produção sustentável sem desgastar recursos naturais e maximizando a produtividade.

Já no painel “Cooperativas brasileiras que vendem para o mundo” haverá exemplos de cooperativas que comercializam e se comunicam com o exterior, além de representarem mais de 50% da produção do agro nacional envolvendo mais de 1 milhão de cooperados rurais, com a participação da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras.

A mesa-redonda “Dobrar o agro de tamanho: missão brasileira para o mundo”, reunirá especialistas para tratar do programa de conversão de 40 milhões de hectares de áreas de pastagens degradadas em atividades sustentáveis, inovadoras e diversificadas. É uma iniciativa com oportunidades de crescimento e renda, inclusive com aportes de fundos, crédito e investimentos nacionais e internacionais.

Palestra internacional com Nobel da Paz

Haverá ainda uma palestra internacional com o Prêmio Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação 2020, Rattan Lal. O paquistanês é professor emérito da Universidade de Ohio e uma das maiores autoridades em saúde do solo. Em 2020, recebeu o World Food Prize e foi nomeado Nobel da Paz em 2007 ao lado do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, por seu protagonismo no IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), instrumento criado em 1988 no âmbito das Nações Unidas.

Novidades para esta edição

A gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, e organizadora do CNMA, Renata Camargo, ressalta que a organização está sempre em busca de um formato diferente para surpreender e encantar as congressistas.

“Este ano, teremos uma arena master que será transformada em outras três menores, as arenas do conhecimento, nas quais serão abordadas temáticas diversificadas e atrativas. As congressistas não precisarão se deslocar para acompanhar as palestras, que serão simultâneas e, por isso, silenciosas, com a volta da utilização de fones de ouvido”, detalha Renata, informando que a edição deste ano terá novamente o Hub Técnico, espaço dedicado a conteúdos técnicos e científicos.

Outra novidade será o reality show documental inédito Prato Brasil – Do Campo à Mesa, promovido pelo CNMA em parceria com a Band, que exibirá o programa nos canais Sabor&Arte e Terra Viva. O programa premiará a vencedora do concurso com um workshop na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, em Paris. Com seis episódios, a grande final do reality será no palco do evento no dia 24 de outubro.

O CNMA também sediará a entrega do 7º Prêmio Mulheres do Agro (PMA), iniciativa idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). A premiação, que se destina a produtoras que estão à frente da gestão de pequenas, médias ou grandes propriedades agrícolas, e a pesquisadoras do agronegócio, está com inscrições abertas até o dia 31 de julho no site https://premiomulheresdoagro.com.br/.

Os ingressos para o CNMA apodem ser adquiridos pelo site www.mulheresdoagro.com.br/inscricao. O primeiro lote vai até o dia 31 de maio. Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Compartilhe este evento:

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo