Os Estados Unidos suspenderam temporariamente as importações de gado mexicano depois que um caso de bicheira do Novo Mundo (NWS) foi identificado na cidade costeira de Catazaja, no sul do estado de Chiapas, informou a agência Reuters.
“Os Estados Unidos e o México estão trabalhando na implementação de medidas para retomar o fluxo normal das exportações mexicanas”, disse o governo mexicano, em um comunicado. Os autoridades acrescentaram que tais medidas não se aplicam a outros produtos do México.
As larvas do NWS geralmente entram por uma ferida aberta e se alimentam de carne viva de animais de sangue quente, incluindo pessoas, causando infecções graves. Não à toa, esses insetos parasitas são chamadas de “moscas carnívoras”.
Continue depois da publicidade
Segundo os veterinários, as infestações podem ser difíceis de detectar no início, mas podem se manifestar por meio de feridas crescentes, larvas cremosas e sinais de desconforto.
O USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) disse que estava trabalhando com parceiros no México e na América Central para impedir a disseminação da bicheira e pediu aos produtores da área que monitorassem seus rebanhos e animais de estimação e relatassem imediatamente possíveis casos.
O Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do USDA está colaborando com parceiros regionais, liberando moscas estéreis e mantendo vigilância ao longo da fronteira sul dos EUA.
“Embora o USDA tenha erradicado o NWS dos Estados Unidos em 1966 usando a técnica de insetos estéreis, há um risco constante de reintrodução nos Estados Unidos”, declarou o APHIS no site da agência.
Continue depois da publicidade
Segundo as agências internacionais, este novo caso no México impactará, além das importações de gado vivo do México, os preços locais do animal de engorda. O México envia cerca de 100.000 cabeças por mês para os EUA.