Na próxima sexta-feira, 6 de dezembro, Porto Alegre (RS) será palco do Fórum Perspectivas 2025, evento promovido pelo Instituto Desenvolve Pecuária em parceria com o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro reunirá importantes nomes do setor para discutir tendências, desafios e oportunidades para a pecuária de corte nacional nos próximos anos
O evento inicia às 14h no auditório da Faculdade de Agronomia da UFRGS e será transmitido pelo canal do Instituto Desenvolve Pecuária no YouTube.
Entre os palestrantes estão o especialista em mercado de carnes, István Wessel, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, e o coordenador do NESPro, Julio Barcellos.
Continue depois da publicidade
Wessel destaca a relevância do evento como uma oportunidade de aprendizado e reflexão para os atores do setor. “Tenho a honra de participar nesta sexta-feira, em Porto Alegre, do Fórum Perspectivas 2025. Vamos debater e esclarecer como esse mercado funciona e, acima de tudo, tentar responder a uma questão central: quem é o cliente neste mercado?”, afirma.
Antônio da Lu trará uma análise aprofundada sobre o ciclo pecuário e as tendências do mercado para 2025, de forma que o produtor se prepare para o ano que está por vir. “Devo apresentar em minha palestra algumas informações sobre a virada do ciclo pecuário e destacar também as perspectivas para o mercado”, resume o economista.
Julio Barcellos abordará as perspectivas para a pecuária de corte em três dimensões principais: o potencial de nichos de mercado baseados na qualidade, a integração da agricultura e pecuária como motor de desenvolvimento, e os desafios relacionados à sustentabilidade e bem-estar animal.
“A pecuária gaúcha precisa provar sua qualidade com rastreabilidade e certificação, otimizar a integração com a agricultura e se posicionar de forma ativa em temas como emissões de carbono e sustentabilidade para conquistar os nichos de mercado ocupados por países vizinhos. Meu foco será trazer uma visão estratégica para que o setor aproveite essas oportunidades”, destaca.
Continue depois da publicidade
Fonte: Ascom Instituto Desenvolve Pecuária