As escalas de abate dos frigoríficos brasileiros encerraram a última semana no menor nível desde abril deste ano, segundo levantamento da Agrifatto.
A média nacional das programações das indústrias de carne bovina está em nove dias úteis, um recuo de um dia útil perante ao quadro apresentado na semana anterior, diz a consultoria.
“O feriado facultativo em São Paulo (9/7) movimentou o mercado interno o que acabou impactando as programações das indústrias”, relatam os analistas da Agrifatto.
Continue depois da publicidade
Além disso, com uma oferta menor de animais prontos para o abate, os frigoríficos nacionais enfrentam mais dificuldades em preencher as suas escalas.
O bom ritmo das exportações também contribui para essa redução nas programações. “Isso acaba pressionando ainda mais a indústria a buscar animais para o abate”, diz a Agrifatto.
Diante deste cenário, destacam os analistas, “as indústrias precisam agir de maneira rápida, causando uma competição mais acirrada pela compra do boi gordo, resultando, assim, na recente alta das cotações”.
Programações de abate em alguns dos principais Estados
(Fonte: Agrifatto)
Pará – Foi o destaque da semana, pois registrou um recuo de três dias nas escalas de abate frente o levantamento da semana anterior, totalizando 8 dias úteis – o menor patamar desde 06/03/2024.
Continue depois da publicidade
Tocantins – Registrou redução de dois dias nas programações de abate em comparação a semana anterior, encerrando o período com nove dias úteis.
Minas Gerais – Também computou um recuo de dois dias, com as escalas de abate ficando em nove dias úteis.
Rondônia – O Estado repetiu o movimento visto em TO e MG com queda semanal de dois dias úteis, fechando o período com 12 dias de escalas programadas.
São Paulo – Apresentou declínio de um dia útil em suas programações de abate, com as escalas atendendo 10 dias.
Goiás – Registrou baixa de um dia em suas escalas, com suas programações de abate ficando em sete dias úteis.
Mato Grosso – Teve recuo de um dia útil perante o quadro da semana anterior, com as escalas fechando a semana com nove dias úteis.
Paraná/Mato Grosso do Sul – Apresentaram estabilidade entre as semanas, com suas programações atendendo sete e oito dias úteis, respectivamente.