O Brasil poderá exportar óleos e gorduras de aves e de ruminantes para alimentação animal para o Equador, informaram os Ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores em nota conjunta.
A autorização do governo equatoriano foi recebida nesta terça-feira pelo governo brasileiro.
O Brasil exportou cerca de US$ 140 milhões em produtos agropecuários ao Equador nos primeiros cinco meses deste ano, sobretudo de produtos florestais, cereais e farinhas.
No ano, o País conquistou 77 novos mercados para produtos da agropecuária brasileira.
Continue depois da publicidade
Brasil bate recorde de aberturas de mercado no 1º semestre
O Brasil encerrou o 1º semestre deste ano com recorde de aberturas de mercado para produtos agropecuários, informou o Ministério da Agricultura, em nota.
Nos primeiros seis meses deste ano, o País conquistou 72 novos mercados em 30 países para produtos do agronegócio brasileiro. De acordo com a pasta, o número supera o registrado durante todo o ano de 2019 e 2022, nos quais foram registrados, respectivamente, 35 e 53 novas aberturas.
No ano, o mês com maior número de aberturas de mercado foi junho com 26 autorizações para exportação de produtos do agronegócio brasileiro para 13 países, respondendo por 32% de todos os processos avalizados no ano.
“Batemos todos os recordes de abertura de mercados – 18 meses, um ano e meio de governo Lula -, 150 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, na nota.