Documento sobre tecnologia para renovação de pastagens é protocolado no Mapa

Objetivo é oferecer subsídios e colaborar com o Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas

Continue depois da publicidade

Uma correspondência com informações sobre o Sistema Diamantino, nova tecnologia para renovação de pastagens, em processo de validação na Embrapa, foi protocolada no dia 5 de fevereiro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O documento foi endereçado ao Comitê Gestor Interministerial do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD) e visa esclarecer a funcionalidade e objetivos da iniciativa e colaborar com os objetivos do Comitê.


As pesquisas com o Sistema Diamantino estão sendo tocadas desde 2021 em uma parceria Embrapa, Latina Seeds e Fundapam (Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental), no âmbito da unidade Agropecuária Oeste (Dourados, MS).

O modelo, em fase final de desenvolvimento, sugere um processo de renovação de pastagem a partir de consórcios entre Braquiárias, Panicuns e Sorgão Gigante, garantindo também geração simultânea de renda (produção de silagem em curto período, de até oito meses), sinalizando com providencial amortização de custos para o produtor.

VEJA TAMBÉM | De pasto novo, produtor ‘abraça’ Sistema Diamantino

O encaminhamento da carta foi feito pessoalmente pelo idealizador e liderança do Movimento + Sorgo e CEO Latina Seeds, Willian Sawa, que cumpre agenda em Brasília nesta semana.

De acordo com a empresa, o documento enfatiza que o sistema “permite a conversão de pastagens degradadas em pastos de alto rendimento, espaço para uma pecuária eficiente, produtiva e de baixo impacto, sem a necessidade de ampliação de área. Portanto, é um modelo que oferece renovação para a pecuária”.

A partir do final de março, com a colheita do consórcio para a silagem, começam a ser fechados os últimos números para validação científica do sistema, que deve acontecer a partir da publicação de um documento.

SAIBA MAIS | Mapa faz reunião do Comitê Gestor do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas

Além de áreas dentro da Embrapa, o “Diamantino” também conta com experimentos em propriedades particulares (pecuaristas parceiros) nos municípios de Jateí e Vicentina, ambos em Mato Grosso do Sul.

Na carta protocolada no MAPA, Sawa sinaliza que a expectativa é de que “os empreendimentos pecuários interessados tenham amplo acesso à tecnologia, com apoio, incentivo e financiamento, seguindo os preceitos científicos validados pela Embrapa”.

Fonte: Ascom Latina Seeds

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo