Dia do Zootecnista: referência em SP e no Brasil, IZ segue impulsionando o conhecimento na área

Segundo o diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, as pesquisas realizadas no instituto colaboram com a segurança alimentar e preservação do ambiente

Continue depois da publicidade

Comemorado em 13 de maio, o Dia do Zootecnista foi criado em 1966 em homenagem à data da aula inaugural do primeiro curso superior de Zootecnia no Brasil.

Porém, desde 1905, já existia, na Mooca, em São Paulo, o Posto Zootécnico Central, que em 1970 daria origem ao Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, pioneiro em pesquisas zootécnicas.

Com a missão de melhorar a produção de alimentos de origem animal como carne, leite e ovos, e outros produtos como couro, o IZ atua no desenvolvimento de pesquisas e transferência de tecnologias visando melhorar a produtividade, a qualidade dos produtos e a sustentabilidade.

Continue depois da publicidade

Segundo o diretor-geral do IZ, Enilson Ribeiro, as pesquisas realizadas no instituto colaboram com a segurança alimentar e preservação do ambiente.

“Temos a preocupação de reduzir os custos de produção para que estes alimentos sejam acessíveis à toda população, mas também queremos garantir a qualidade do produto, o bem-estar dos animais e a sustentabilidade social, econômica e ambiental”, diz.

A Zootecnia é responsável por fazer do Brasil um dos maiores produtores de carne do mundo, impulsionando a economia do país e contribuindo para geração de emprego e renda de muitos cidadãos.

Foto: iStock/Mapa

Nesse sentido, o IZ desenvolve tecnologias que contribuem para melhoria da produção animal e de seus produtos.

“São técnicas que melhoram a vida do produtor, dos funcionários das granjas, fábricas de ração, abatedouros e de outros elos da cadeia produtiva. Dão vigor à economia do país e principalmente promovem alimentos de qualidade para a população”, alega o diretor.

Continue depois da publicidade

No IZ há zootecnistas trabalhando com várias linhas de pesquisa, envolvendo melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar de animais como bovinos de corte, vacas leiteiras, ovinos, suínos e aves, manejo e conservação de pastagens e forragens e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.

VEJA TAMBÉM | Instituto de Zootecnia lança ‘Sumário Touros e Matrizes Nelore’ na ExpoGenética

A pesquisadora Lenira El Faro Zadra trabalha com melhoramento genético animal, que está associado à identificação e à escolha dos melhores indivíduos numa população, que serão os pais das novas gerações.

A pesquisadora Lenira El Faro Zadra (Foto: Marcio Peruchi)

“Um trabalho árduo, que necessita da identificação fidedigna dos animais e dos ambientes em que vivem, além de muito conhecimento teórico. Quando me embrenhei por essa área de atuação, compreendi a importância do conhecimento prático, mas acima de tudo, de aprofundar os conhecimentos teóricos da área de genética quantitativa”, relata.

Mas o olhar do zootecnista vai além de produzir alimentos, roupas, sapatos. Recentemente uma parceria com a empresa Xenobrasil trouxe um novo desafio para o instituto, o de produzir porcos geneticamente modificados para transplantes de órgãos.

De acordo com a pesquisadora e diretora da Unidade de Tanquinho do IZ, Simone Raymundo Oliveira, a zootecnia vai ter uma grande contribuição neste projeto, somada a outros profissionais, como médicos, enfermeiros, biólogos, veterinários e farmacêuticos.

De acordo com Simone, os zootecnistas são capacitados a atuar na área reprodutiva, imunológica, sanitária, comportamental, entre outras.

“Somos profundos conhecedores dos animais e de sua essência, pois desde a graduação fomos estimulados a compreender o comportamento dos animais e suas expressões e somos preparados para encarar desafios e propor soluções. Nosso diferencial é o profundo conhecimento do animal como um todo, do seu potencial, do ambiente e de tudo que interfere na sua produção e reprodução. Para a Zootecnia este projeto é um desafio visto com um olhar nobre, diferenciado, porque a gente vai estar contribuindo para salvar vidas”, comenta.

Capacitação dos zootecnistas também é missão do Instituto – Além do desenvolvimento de pesquisas, o IZ realiza cursos, congressos e treinamentos com o objetivo de transferir conhecimento para profissionais e produtores.

SAIBA MAIS | Zootecnia de Precisão é tema de curso oferecido pelo IZ em Ribeirão Preto

No ensino oferece o curso de mestrado no Programa de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional dos alunos.

Emissão de CO2 em sistemas integrados é o tema de pesquisa de Camila Parada Nogueira, que sempre sonhou em ser zootecnista e hoje é mestranda no programa.

“Escolhi Zootecnia porque sempre quis trabalhar com produção animal, e quando pesquisei sobre as áreas relacionadas à Zootecnia, entendi que era isso que eu queria”, relata. Camila fala de como o IZ tem contribuído com sua formação e da importância de vivenciar a pesquisa e ter contato com tantas tecnologias.

“A gama de excelentes profissionais que a gente tem contato dentro do IZ é enriquecedora, além da possibilidade de network ser gigantesca. E é muito importante estar em contato com as diferentes áreas de pesquisa e suas tecnologias”, aponta.

Para a aluna, ser zootecnista mulher ainda é um desafio. “O maior desafio é ser mulher em uma área que já foi majoritariamente composta por homens e ter que provar nosso valor neste meio, mas acredito que esse cenário vem mudando bastante e que com respeito cada um alcança seu próprio espaço”, argumenta.

OUÇA | Zootecnista, agente indispensável ao sucesso da pecuária

Natana Mendes Marques está finalizando o mestrado cujo tema de pesquisa é Avaliação e qualidade de carcaças e carne ovina. “Terminei a graduação e ingressei no Programa de Pós-Graduação do IZ, que tem contribuído muito para o meu conhecimento teórico e técnico, não só na minha área, mas também em outras áreas de atuação”, narra a estudante.

Fonte: Ascom IZ / Governo de SP

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo