Dia de campo abordará transição da pecuária para lavoura na ILP

Após duas edições realizadas de forma on-line, em 2020, o dia de campo voltará a ser realizado na Fazenda Pontal, em Nova Guarita, no Mato Grosso

Continue depois da publicidade

Foto: Orlando Oliveira Jr.

A sexta edição do Dia de campo sobre integração lavoura-pecuária da JP Agropecuária e Embrapa Agrossilvipastoril será realizada no próximo sábado, dia 8, na fazenda Pontal, em Nova Guarita (MT). Desta vez o evento abordará a transição entre a pecuária e a lavoura, um dos momentos mais críticos na ILP.

Após duas edições realizadas de forma on-line, em 2020, o dia de campo voltará a ser realizado na fazenda Pontal, de propriedade da JP Agropecuária Ltda. A recepção e credenciamento terão início às 7h15 e abertura será às 7h45.


Inicialmente o produtor José Leandro Peres fará uma apresentação da integração lavoura-pecuária na fazenda e o analista da Embrapa Agrossilvipastoril, Orlando Oliveira, falará sobre o projeto de validação de tecnologias desenvolvido pela Embrapa e parceiros na Fazenda Pontal.

Na sequência, os participantes serão divididos em dois grupos e percorrerão duas estações de campo. Uma delas tem como tema a pecuária e outra os solos.

Na estação de pecuária serão abordadas questões como a adubação de pastagens no sistema pontal, a qualidade de sementes e opções de forrageiras, a produção de forragem nas pastagens de safrinha e a gestão de pastagem com foco na produção de carne nos pastos de safrinha.

SAIBA MAIS | Revista DBO | Beef Day, um tour pela nutrição bovina

A estação de solos abordará as propriedades químicas e físicas do solo na ILP, a microbiologia do solo na ILP e a importância das análises de solos em sistemas agropecuários intensivos.

Em seguida, todos os participantes retornarão ao barracão central, onde juntos acompanharão a estação sobre lavoura. Nela serão abordados temas como a incidência das principais doenças foliares da soja, a incidência de nematoides e os principais resultados agronômicos da soja na ILP.

Os fundamentos do Sistema Pontal, a gestão reprodutiva com foco na estação de monta invertida e as evoluções produtivas no Sistema Pontal também serão apresentados.

Por fim, serão discutidas tecnologias e serviços para agropecuária intensiva e sustentável, com abordagens sobre recria confinada, procedimentos operacionais padronizados de manejo sanitário, conectividade e financiamento das tecnologias do Plano ABC.

Entre os palestrantes do dia de campo estão pesquisadores da Embrapa, da UFMT, da Kansas State University e representantes das empresas que prestam consultoria e oferecem serviços na fazenda Pontal.

O dia de campo é aberto para qualquer interessado e as inscrições gratuitas podem ser feitas antecipadamente no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo