Cuiabá (MT) sediará a segunda edição dos Diálogos Boi na Linha

O evento está marcado para o dia 23 de outubro, no Cenarium Rural

Continue depois da publicidade

Com foco em transparência, legalidade e inclusão, a cidade de Cuiabá (MT) sediará a segunda edição dos Diálogos Boi na Linha. O encontro, marcado para 23 de outubro, no Cenarium Rural, busca lançar luz sobre os desafios e as oportunidades na bovinocultura no estado de Mato Grosso, oferecendo um espaço para troca de experiências, diálogo e construção coletiva de soluções.

De acordo com informações da assessoria de comunicação, o evento terá início às 8h30 e será dividido em quatro painéis: “Programa Boi na Linha” (Mesa 1); “Pecuária no Mato Grosso, mercado doméstico e internacional” (Mesa 2); “A importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor” (Mesa 3); e “Reinserção dos produtores na cadeia do Mato Grosso” (Mesa 4).

Continue depois da publicidade

O primeiro painel trará uma contextualização histórica desde o TAC até o Programa Boi na Linha. Criada pelo Imaflora em 2019, a iniciativa articula os elos da cadeia produtiva da carne e do couro na Amazônia Legal, na busca pelo cumprimento de compromissos socioambientais assumidos pelos frigoríficos junto ao Ministério Público Federal.

O Boi na Linha é responsável, ainda, pela harmonização dos critérios de monitoramento e de auditoria dos fornecedores de gado na região. Os painelistas compartilharão os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos por diferentes setores, em cumprimento ao Código Florestal e frente às exigências do mercado sobre a importância de monitorar a cadeia de forma transparente.

Entre os convidados da Mesa 1, estão o Procurador da República do MPF no estado do Amazonas e Coordenador do GT Amazônia Legal, Dr. Rafael da Silva Rocha; a Diretora Executiva do Instituto Mato-grossense de Carne (Imac), Paula Queiroz; o Presidente do Sindicato dos Frigoríficos do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Paulo Bellincanta; e a Analista de Cadeias Agropecuárias Sênior na Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Cintia Cavalcanti.

O tema seguinte a ser debatido na Mesa 2 envolve um diálogo sobre o status da pecuária bovina no estado e as oportunidades frente aos mercados brasileiro e internacional, olhando para o mercado europeu e chinês, relevantes importadores de carne e couro de Mato Grosso, apresentando iniciativas e programas que têm mobilizado o avanço de uma pecuária mais sustentável e inclusiva no estado.

Continue depois da publicidade

Nesse bloco, estarão presentes o Vice-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Amarildo Merotti; Paulo Bellincanta (Diretor do Frigorífico Frialto); a Gerente de Soluções ESG na Serasa Experian, Talita Asano; e o Líder da National Wildlife Federation no Brasil (NWF) e membro do Conselho Diretor da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável (MBPS) e da Mesa Global de Pecuária Sustentável (GRSB), Francisco Beduschi.

A Mesa 3 “A importância da rastreabilidade na pecuária para acessar novos mercados e agregar valor” abordará iniciativas e projetos que estão sendo desenvolvidos e/ou implementados pelos atores regionais e federais para endereçar a necessidade de se rastrear a carne, bem como o couro bovino, tanto para fins sanitários quanto socioambientais. Os painelistas também debaterão como o Mato Grosso pode ser vanguardista nesta agenda, servindo de exemplo para outros estados e biomas.

O painel receberá o Presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Francisco de Castro; a auditora Fiscal Federal Agropecuária da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (SDA-MAPA), Andrea Perez; o Assessor e Consultor de empresas privadas e associações de classe com foco na promoção da sustentabilidade do agronegócio, Ricardo Andrade; e o Diretor de Parcerias Estratégicas em Pecuária na estratégia global de Provide Food and Water da The Nature Conservancy, Fabio Medeiros.

Para encerrar a programação, a Mesa 4 trará especialistas que dialogarão sobre os desafios da regularização ambiental no estado e apresentarão iniciativas como o Programa de Reinserção e Monitoramento (PREM) e a Cédula de Produto Rural (CPR) Recupera, como soluções para o desbloqueio de propriedades rurais, de acordo com os critérios do desmatamento ilegal, e acesso à crédito, entre outros.

Este último painel contará com a participação da Secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso, Luciane Bertinatto; o representante de Relações Institucionais da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi; o Diretor Técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; e a gerente de Projetos da Produzindo Certo, Cristhiane Simioli.

“Os Diálogos Boi na Linha oferecem um espaço fundamental para a troca de experiências, em que os desafios e oportunidades da bovinocultura em Mato Grosso são discutidos de forma colaborativa. Nosso compromisso é garantir que o desenvolvimento da cadeia da carne e do couro ocorra de maneira transparente, respeitando a legalidade e promovendo a inclusão socioambiental em toda a região”, explica o gerente de Projetos do Imaflora, Lisandro Inakake de Souza, em nota à imprensa.

As inscrições para o evento presencial e gratuito estão disponíveis AQUI.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo