A Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), do Rio Grande do Sul, investiu R$ 160 milhões para ampliar a capacidade de estocagem, que agora totaliza 12,7 milhões de sacas de grãos, representando um aumento total de 19%.
Em nota, a cooperativa afirmou que a maior parte dos investimentos foi destinada à aquisição de quatro novas unidades de recebimento de grãos, duas em Ibirubá e duas em Santana do Livramento, e à ampliação de outras três já operadas no Estado, em Encruzilhada do Sul, Cachoeira do Sul e Pantano Grande.
Continue depois da publicidade
A Cotribá é responsável pelo recebimento anual e armazenamento de cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos, principalmente soja, trigo, milho, cevada, aveia e canola. Com o investimento em estocagem, a cooperativa afirma que começa 2023 “ainda mais preparada para atender a demanda dos mais de 8 mil associados”.
VEJA TAMBÉM | Milho: excedente elevado pode manter exportações em volume recorde em 2023
No segundo semestre deste ano, a Cotribá também deve concluir a primeira fase da nova fábrica de rações em Ibirubá. A indústria ampliará de 100 mil toneladas para 300 mil toneladas a capacidade anual de produção de rações da cooperativa.
“São projetados 170 novos empregos, num investimento total de R$ 150 milhões, para produção de ração de bovinos de leite e corte, suínos, aves, equinos, ovinos e suplementos minerais”, diz a cooperativa em comunicado.