Apesar do declínio constante nas últimas duas décadas, a Austrália continua sendo um dos maiores consumidores mundiais de carne bovina, ficando em terceiro lugar no ranking global, atrás apenas da Argentina e dos EUA, segundo relatório referente a 2023 divulgado nesta quarta-feira (25/9) pela Meat & Livestock Australia (MLA).
No ano passado, o consumo per capita australiano de carne bovina foi de aproximadamente 23,4 kg, enquanto a média global girou em torno de 6 kg, de acordo com o relatório (que também cita dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO)/Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE).
Continue depois da publicidade
Cerca de dois terços dos australianos mantiveram seu nível de consumo de carne vermelha nos últimos 15 anos, enquanto 28% dos consumidores reduziram a ingestão e 15% deles aumentaram o consumo da proteína em 2023.
A Austrália também lidera o consumo per capita de carne ovina no mundo, seguido por Cazaquistão, Turquia, Israel, Noruega, Arábia Saudita, China e Reino Unido.
Em 2023, a demanda australiana por este tipo de carne ficou em 7,1 kg/pessoa, enquanto a média global foi de 1,3kg/pessoa.
Desde meados de 2023, o preço de varejo do cordeiro na Austrália é mais barato do que o valor da carne bovina, ajudando a impulsionar o consumo desta proteína.
“Os australianos adoram carne bovina e de cordeiro, e este relatório enfatiza o fato de que somos alguns dos maiores consumidores per capita de carne vermelha no mundo”, ressalta o diretor administrativo da MLA, Michael Crowley.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.