No primeiro semestre de 2024, as operações envolvendo compra e venda de terras produtivas no Uruguai alcançaram 183 mil hectares, o que representou o dobro da área comercializada em igual período de 2023, informou o relatório “Preço da Terra” divulgado pelo ministério local da Pecuária, Agricultura e Pesca.
O valor total operado nos primeiros seis meses deste ano atingiu US$ 718 milhões, resultando em um preço médio US$ 3.910/hectare, o que significou estabilidade na comparação com o valor médio registrado no primeiro semestre de 2023.
No período de 6 meses mencionado, foram realizadas 746 operações de compra e venda de terras produtivas, quantidade 24% superior aos negócios acordados no mesmo período de 2023.
Continue depois da publicidade
Ao se comparar o primeiro trimestre de 2024 com o segundo do mesmo ano, houve um aumento de 49% no número de operações, de quase 71.672 para 112.063 hectares.
Os campos de arroz-pecuária foram responsáveis por 32% das transações no primeiro semestre/24, seguidos de perto pelas áreas de pecuária-floresta, com 30%, informou o relatório.
Segundo dados mencionados pela agência de notícias MercoPress, com sede em Montevidéu, entre janeiro e agosto deste ano, capitais estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos, Japão, Brasil e Argentina, compraram 135.888 hectares de terras no Uruguai.
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no Youtube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.
Continue depois da publicidade
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.