CNMA lança a 9ª edição do evento e anuncia reality show inédito

O evento ocorre nos dias 23 e 24 de outubro, com o tema "Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo"

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A 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) foi lançada na tarde de quinta-feira (7/3), em um almoço promovido no instituto de culinária Le Cordon Bleu, em São Paulo (SP).

Em parceria com a Band – por meio dos canais Terraviva, Sabor&Arte, Band News e Agromais –, o CNMA traz uma novidade inédita para sua nona edição: o reality show documental “Prato Brasil – do campo à mesa”, que destacará a diversidade regional brasileira, o caminho do alimento do campo à mesa e o protagonismo feminino no agronegócio.

Com um total de seis episódios, que contarão com a participação de mulheres que atuam direta ou indiretamente em diferentes segmentos do agro, o programa propõe uma competição culinária, com pratos e ingredientes típicos regionais.

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Com uma eliminatória para cada região, gravadas na capital paulista, no Instituto Le Cordon Bleu – um dos mais prestigiados do mundo –, a grande final será disputada no encerramento do 2º dia do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que será realizado no Transamerica Expo Center, nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo.

Cláudio Ferreira, Cristina Bertelli e Fabio Moraes (Foto: Divulgação)

A grande vencedora ganhará um curso no Instituto Le Cordon Bleu de Paris, incluído aéreo e hospedagem. As outras quatro finalistas também serão presenteadas com um curso na unidade da instituição em São Paulo.

“Estamos animados com a novidade para esta edição do CNMA, pois esse projeto contribuirá para dar mais visibilidade ao agronegócio, à participação da mulher no setor, à valorização da cultura gastronômica regional, promovendo uma maior aproximação com o consumidor”, destaca o diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, que idealizou o Prato Brasil.

Parceiro da iniciativa, o diretor Comercial da NewCo, programadora e produtora da Band, Claudio Ferreira, conta que já acompanhava o crescimento da importância da mulher no agro e foi no CNMA do ano passado, ao visitar o evento, que constatou a sua grandiosidade.

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“Diante disso, surgiu a ideia de termos um estúdio no Congresso para falarmos com as mulheres sobre negócios, suas realidades e desafios. Mas, mais que isso, queríamos algo que impactasse e que homenageasse a cultura gastronômica regional. Foi assim que surgiu o Prato Brasil – do campo à mesa, um projeto que vai mostrar o que o agro oferece de melhor aos consumidores do Brasil e do mundo”, ressalta o executivo da Band.

Para a edição de 2024 são esperadas 3.600 congressistas, novo recorde de público do CNMA, que se consolidou como o maior evento da América Latina voltado para mulheres do agro.

Renata Camargo, gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios (Foto: Divulgação)

“Estamos sempre em busca de um formato diferente para surpreender e encantar nossas congressistas. Teremos uma arena master principal, que será transformada em outras três menores, as arenas do conhecimento, onde serão abordadas temáticas diversificadas e atrativas. As congressistas não precisarão se deslocar para acompanhar as palestras, que serão simultâneas e, por isso, silenciosas, com a volta da utilização de fones de ouvido”, detalha a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios, Renata Camargo, informando que além das arenas, a edição deste ano terá o Hub Técnico, espaço dedicado a conteúdos técnicos e científicos.

Renata cita ainda a 7ª edição do Prêmio Mulheres do Agro, realizado pela Bayer e a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, e que permanece com a sua cerimônia de premiação no palco do Congresso marcada para 23 de outubro.

Embaixadoras do CNMA 2024 – Outras novidades são as Embaixadoras desta edição e as Influenciadoras que levarão, ao longo de 2024, a mensagem do CNMA para todos os cantos do Brasil.

Para este ano, a veterana Ani Sanders, agricultora no Piauí, atuante principalmente no setor de algodão, permanece como embaixadora pela região Nordeste ao lado da pecuarista em Mato Grosso do Sul Andressa Biata como Embaixadora para o Centro-Oeste; a produtora de mudas para citrus e cana-de-açúcar e pecuarista em São Paulo Carina Ayres pela região Sudeste; a pecuarista em Rondônia Carolina Brazil como Embaixadora da região Norte e a produtora de morangos no Rio Grande do Sul Vanessa Leonardi como Embaixadora representante da região Sul.

Renata Camargo e as Embaixadoras do CNMA 2024 (Foto: Divulgação)

“As embaixadoras são sinônimo de diversidade, com atuações em regiões diferentes, realidades e atividades distintas, justamente porque assim é o CNMA: sinônimo de diversidade e inclusão”, ressalta Renata Camargo.

Para reforçar ainda mais o time, este ano o evento conta também com quatro influenciadoras: a comunicadora do agro Aretuza Negri, a engenheira agrônoma e consultora Alessandra Decicino, a produtora rural e advogada Cristiane Steinmetz e a jornalista, economista e consultora Roberta Paffaro.

Conselho de Conteúdo – Para trazer as tendências da indústria e promover uma curadoria multissetorial, o CNMA deste ano conta com um Conselho de Conteúdo composto pelo presidente da ABAG, Caio Carvalho; pelo presidente do conselho de administração da Fundepag e do Lide Agronegócios, Francisco Matturro; pela a diretora-executiva da ABAG, Gislaine Balbinot; pelo sócio-diretor da Biomarketing, José Luiz Tejon; pela representante regional da APEX Brasil, Márcia Nejaim; pela diretora de Comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Marina Mantovani; pela chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Paula Packer; pelo embaixador especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues; pela vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tânia Zanella e pelo presidente da FAESP/SENAR e vice-presidente do Sebrae, Tirso Meirelles.

Mulher Agro brasileira como voz para o mundo – Com o tema “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, o CNMA 2024 tem como principal objetivo utilizar a força da voz das mulheres como meio de expandir a visão global sobre o agronegócio brasileiro e ajudar a criar uma percepção justa do setor.

A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa”, realizada no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do Congresso, em 2023. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do setor de se unir e comunicar de forma mais assertiva todo o trabalho realizado no Brasil.

Por isso, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio promete ser palco da grande virada da percepção do agro brasileiro, direcionando sua voz para o mundo.

“Nesse sentido, as mulheres do setor serão porta-vozes da realidade sustentável do País e da grande virada para o futuro que já começou. Com seus potenciais e características únicas, as mulheres são, de fato, capazes de mudar o mundo”, ressalta Tejon.

Inscrições abertas – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o CNMA abre as inscrições com um lote promocional neste 8 de março, que segue com condições especiais até o fim do mês.

Mais informações podem ser acessadas em www.mulheresdoagro.com.br e pelo Instagram do evento @congressodasmulheresdoagro.

Fonte: Ascom CNMA

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