Organizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade em 2024 avaliou 38.066 animais em 35 etapas, sendo 31 no Brasil, em unidades dos frigoríficos Friboi, Fribal, Frisa e Masteboi, três na Bolívia, no Frigorífico Fridosa, e uma no Paraguai, na unidade do Minerva Foods.
A iniciativa contou com o apoio das associações regionais do Nelore conveniadas à ACNB, e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“O resultado foi simplesmente excelente e mostra claramente o crescimento da participação dos pecuaristas, com um número recorde de 327 participantes. Isso reforça ainda mais a importância do evento, que se consolidou como uma iniciativa de relevância internacional. No Brasil, avaliamos 33.000 animais, e na Bolívia e no Paraguai, tivemos 2.318 e 2.448 cabeças, respectivamente. É gratificante ver quanto o Circuito Nelore de Qualidade tem evoluído e como ele tem se tornado referência no setor”, destaca, em nota, Victor Miranda, presidente da ACNB.
Continue depois da publicidade
No total, 12 estados brasileiros participaram: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
“Precisamos destacar a maior etapa já registrada no Circuito Nelore de Qualidade, realizada na unidade Friboi de Mozarlândia (GO), onde avaliamos 5.100 animais. Esse feito demonstra o comprometimento dos neloristas em buscar a excelência na produção, algo que é realmente inspirador para todos nós”, assinala o presidente da ACNB.
Confira os premiados do Circuito Nelore de Qualidade 2024:
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Entre os animais machos avaliados em 2024, cerca de 73% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, o que indica que tinham cerca de 2 anos de idade. O peso médio registrado foi de 21,5 arrobas, com 51% dos animais apresentando cobertura de gordura mediana ou uniforme, informa a a ACNB.
Continue depois da publicidade
Medalha de Ouro: Dalton Dias Heringer – Fazenda Paraíso (Vila Velha/ES).
Medalha de Prata: CFSO Agropecuária Ltda. – Fazenda São João (Campestre do Maranhão/MA).
Medalha de Bronze: José Francisco Figueiredo Micheloni – Fazenda Três Barras (Santa Rita do Pardo/MS).
Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens
Medalha de Ouro: Parm Agropecuária – Fazenda Dois Irmãos (Bataguassu/MS).
Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados
Medalha de Ouro: Jan Agronegócios Ltda. – Fazenda Tujuri (Eldorado/MS).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Quanto às fêmeas avaliadas no Brasil, 75% dos animais também apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com peso médio de 16 arrobas. 79% das fêmeas tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Medalha de Ouro: Nelore OL – Fazenda Vera Cruz (Goianésia/GO).
Medalha de Prata: Agropecuária Nelore Paranã Ltda. – Fazenda Eldorado (Iaciara/GO).
Medalha de Bronze: Agropecuária Roncador Ltda. – Fazenda Roncador (Querência/MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens
Medalha de Ouro: Edilson Antônio Piaia – Fazenda São João (Campo Novo dos Parecis/MT).
Melhor Compra de Boi
A Medalha de Ouro foi conquistada pela Equipe de Originação do Friboi de Mozarlândia/GO.
Fonte: Ascom ACNB