Carnes: Acrimat e ABPA apontam os impactos da mobilização dos fiscais agropecuários

De acordo com a associação, a mobilização já impacta significativamente o fluxo de milhares de caminhões na fronteira de Foz do Iguaçu, divisa entre Brasil e Paraguai

Continue depois da publicidade

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) manifestou nesta quarta-feira (21/2), em nota oficial, sua posição diante da paralisação anunciada pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

“A Acrimat destaca a importância da reivindicação dos profissionais de fiscalização em busca de equiparação salarial e melhoria das condições de trabalho dos Fiscais Federais Agropecuários. Reconhecemos que tais pleitos são justos e devem ser reivindicados, desde que não comprometam a atividade agropecuária, quer seja em qualquer de suas fases: produção, industrialização, transporte ou distribuição”, relata a nota, assinada pelo presidente Oswaldo Ribeiro Junior.


ENTENDA | Auditores agropecuários vão intensificar mobilização após governo não atender pleito para reestruturação da carreira

 

Segundo a Acrimat, além de afetar diretamente a produção, a continuidade desse movimento prejudicará as exportações de carne e a saída de produtos perecíveis, impactando negativamente toda a economia.

“Os efeitos iniciais já se notam na linha de produção, refletindo no prolongamento da espera dos embarques. Animais de confinamento prontos para entrega ficarão retidos aguardando liberação. É crucial ressaltar que a escala de abate já estava estendida nas últimas semanas e, com essa paralisação, os prejuízos se agravarão, repercutindo de forma mais expressiva na economia do país”, destaca a associação.

Posicionamento da ABPA – A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que as agroindústrias produtoras e exportadoras de carne de aves, carne suína e ovos do Brasil estão enfrentando dificuldades diante da mobilização dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAs) com a operação que atrasa a emissão de Certificados Sanitários Internacionais (CSIs) para embarques de produtos.

“A operação penaliza severamente os setores de proteína animal, que sempre defenderam publicamente a valorização da carreira dos auditores. De imediato, a operação coloca em risco cargas vivas e compromete a importação e exportação de material genético, que são altamente sensíveis ao tempo de trânsito. No curto prazo, o retardo das linhas de produção provocado pelo movimento poderá impactar a oferta de produtos”, alerta a ABPA, em comunicado à imprensa.

A ABPA ressalta a constante disponibilidade do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em buscar uma solução que reduza os impactos à produção de alimentos do Brasil, ao mesmo tempo em que espera do Governo Federal total empenho para a solução e o atendimento às demandas dos auditores, evitando a continuidade de uma situação que atinge em cheio produtores de alimentos de todo o país sob inspeção federal.

De acordo com a Anffa Sindical, durante reunião nesta quarta-feira (21), Fávaro se comprometeu a participar de uma reunião no próximo dia 29 de fevereiro com os auditores fiscais federais agropecuários no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Neste novo encontro, informa o sindicato, o ministro disse que apoiará no que for possível o pleito dos servidores, que pedem a reestruturação da carreira.

Desde o dia 22 de janeiro, após decisão em assembleia, os servidores da área promovem a chamada “Operação Reestruturação” como forma de pressionar o governo a apresentar um acordo à reivindicação.

Fontes: Ascom Acrimat, ABPA e Anffa Sindical

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: