O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro/24 registrou variação positiva de 0,56% – um crescimento de 0,12 ponto percentual em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta sexta feira (08/11/24) pelo IBGE. A Agrifatto se debruçou sobre os novos números do IPCA e apontou o setor de carne bovina como um dos responsáveis pelo avanço da inflação.
Em outubro, os preços da carne bovina registraram um aumento médio de 5,84%, o maior acréscimo desde novembro/20, relata a consultoria.
“Essa alta é justificada pela firme valorização nos preços do boi gordo e da carcaça bovina no atacado nas últimas semanas”, afirmam os analistas da Agrifatto.
Continue depois da publicidade
Os cortes bovinos apresentaram uma alta predominante, com destaque para o acém, que registrou variação positiva de 9,09% no comparativo mensal, e para o contrafilé, com acréscimo de 6,07%.
A picanha subiu 3,73%, um pouco menos que o fíle mignon, com alta mensal de 5,12%.
Além disso, todas as outras proteínas observadas contribuíram positivamente para o IPCA, com exceção do ovo de galinha, que foi o único item a exercer influência levemente negativa.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.
DBO Play
Continue depois da publicidade
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, as entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária. Mais vídeos sobre pecuária? Está tudo no DBO Play.