No mercado atacadista de Mato Grosso, a carcaça casada do boi gordo (formada pelo traseiro, dianteiro e pela ponta de agulha) registrou valorização de 32,41% nesta parcial de novembro/24 (até 22/11), para R$ 22,64/kg, em média, na comparação com o valor de setembro/24, mês marcado pelo início do movimento de alta dos preços do boi gordo, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Trata-se do maior valor da carne de MT da série histórica do Imea, destaca o instituto.
Nesta parcial de novembro/24, a arroba do boi gordo mato-grossense acumulou valorização de 39,67% sobre a cotação de setembro/24, segundo os dados do Imea.
Continue depois da publicidade
“Esse aumento foi impulsionado pela demanda aquecida pela proteína vermelha, tanto interna quanto externa, que superou a oferta de animais”, justifica o instituto, que acrescenta: “Com o bom escoamento da carne bovina em Mato Grosso, as indústrias conseguiram repassar a alta do custo da aquisição do boi gordo para o atacado”.
Segundo o Imea, a maior alta do boi gordo em relação ao preço de atacado encurtou a diferença entre o valor de venda da carcaça casada e a arroba do animal terminado, que ficou em 9,99% no período.
“A tendência para o próximo mês é que a demanda pela proteína vermelha continue aquecida em função das festividades do final de ano e do maior poder aquisitivo da população, fatores que aumentam o consumo de carne”, apostam os analistas do instituto.
E-DBO
DBO Play
No DBO Play, nossa marca no YouTube, além da reprise do programa diário Terraviva DBO na TV, você encontra nossos programas semanais como Mercado Pecuário, De Olho no Campo sobre manejo de pastagens, entrevistas do DBO Destaca, as lives do DBO em Foco sobre reportagens da revista, além de nosso podcast, o BoiCast DBO, uma conversa descontraída com nomes importantes da pecuária.