O diferencial de base entre os preços do boi gordo de Mato Grosso e São Paulo alcançou a média de -8,23% na parcial de mai/24 (até 17/05), o que representou queda de 2,92 pontos percentuais em relação à média do mesmo período de abril/24, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
O mesmo indicador também tem apresentado queda em relação ao quadro de 2023 – o diferencial entre as praças no mesmo período de maio/23 foi de -14,06%.
SAIBA MAIS | Desde o início de 2024, boi gordo recua 8% e bezerro fica estagnado, o que sugere reversão do ciclo pecuário
“Esse cenário de encurtamento entre as cotações se deve à maior valorização da arroba mato-grossense (na comparação com o preço do boi paulista)”, justifica o Imea.
Continue depois da publicidade
Na parcial de maio/24, o preço médio do boi gordo no MT foi de R$ 213,03/@, alta de 3,45% no comparativo mensal.
Por sua vez, a arroba paulista recuou 0,16% no mesmo período, para R$ 232,14/@ (dados Cepea), aponta o Imea.