ABCZ lança a 87ª ExpoZebu

Entre leilões e shoppings, já são 41 eventos programados, sendo que a quantidade supera a última edição presencial da feira, realizada em 2019

Continue depois da publicidade

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou nesta quarta-feira (16) o lançamento oficial da 87ª ExpoZebu. Com transmissão ao vivo pela ABCZ TV, membros da diretoria e representantes de diferentes departamentos da entidade, além de parceiros na realização da feira, apresentaram os detalhes da programação, que marca a retomada do formato presencial do maior evento da pecuária zebuína no mundo.

Em seu discurso de abertura, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, destacou a emoção de anunciar o primeiro evento presencial da entidade nos últimos dois anos.


Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ (Foto: Divulgação)

“O avanço da vacinação e da ciência vai permitir que a ExpoZebu 2022 marque a volta dos grandes eventos em Uberaba, e a retomada do calendário anual de grandes exposições pelo país. Nós, da ABCZ, estamos nos preparando para este momento desde 2020, quando tivemos que cancelar o evento em função da pandemia. Esse nosso reencontro aqui, na capital do Zebu, foi muito esperado, planejado e por isso promete surpreender expositores, mercado, empresas e, claro, visitantes”, comemorou ele.

Após o pronunciamento oficial do presidente da entidade, um vídeo promocional da feira foi exibido, destacando as principais novidades da programação. Entre elas, destaque para as mudanças nos julgamentos e uma grande programação comercial e de entretenimento.

Os cuidados sanitários e um grande plano de contingência para o enfrentamento a Covid-19 também foram apresentados. Desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Saúde de Uberaba, o projeto prevê ações específicas para até três cenários pandêmicos diferentes, com diferentes regras para a participação do público em cada uma delas.

“É uma alegria estarmos aqui, e celebrarmos a ExpoZebu presencial após dois anos de enfrentamento da pandemia. Nós estamos preparados para receber os nossos visitantes nacionais e internacionais, além, é claro, da nossa comunidade local de volta ao Parque Fernando Costa”, destaca a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

“Se a feira fosse realizada hoje, por exemplo, poderíamos receber tranquilamente o público em nosso parque, que é um ambiente aberto, mas ainda seguindo algumas regras. Além dos cuidados sanitários que já estamos habituados, o visitante local precisaria se encaixar em pelo menos uma das seguintes situações: apresentar cartão de vacina com pelo menos duas doses; ter atestado médico com comprovação de contaminação por Covid-19 no período entre 15 e 90 dias; realizar teste rápido em laboratório que será montado no parque. Reforçando que essa é a regra para os visitantes brasileiros, tendo sido estipulado um protocolo específico para o público internacional. Além disso, e prevendo a possibilidade de mudança no cenário pandêmico no município, antecipamos regras para outras duas situações, com mais ou menos flexibilizações”, complementa Gabriela Miziara, membro do comitê de enfrentamento a Covid-19 da ABCZ.

No que se refere a pauta financeira da feira, a expectativa é de que mais de R$ 300 milhões sejam movimentados. A previsão otimista se dá, principalmente, pelo crescimento no número de eventos comerciais previstos.

Entre leilões e shoppings, já são 41 eventos programados, sendo que a quantidade supera a última edição presencial da feira (2019), quando foram realizados 36 eventos, movimentando cerca de R$ 50 milhões.

Além de uma temporada aquecida, a ocupação comercial do Parque Fernando Costa, que já chega a quase 100%, é outro indicativo de uma feira marcada por bons negócios.

Além do presidente da ABCZ e da prefeita municipal, participaram da coletiva de lançamento o vice-presidente da ABCZ, Fabiano Mendonça, o diretor da entidade, Torres Lincoln Prata Cunha Filho, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Boscolo, a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria de Oliveira Bernardes, além de outros gerentes e parceiros da ABCZ.

SAIBA MAIS | ABCZ anuncia mudanças nos julgamentos da 87ª ExpoZebu, em Uberaba

A ExpoZebu 2022 será realizada de 30 de abril a 8 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba.

Confira abaixo mais informações da feira:

Julgamentos – Como um dos pontos altos da ExpoZebu, em 2022 os julgamentos das raças zebuínas contam com novidades. Trata-se do retorno do trio de jurados, e não mais jurado único, como nas últimas edições. A mudança, que valerá para todas as raças zebuínas, foi discutida e aprovada por unanimidade pelas associações promocionais.

Concurso leiteiro – Mais uma edição do Concurso Leiteiro promete destacar o potencial produtivo do Zebu leiteiro durante a ExpoZebu 2022. Serão realizados três campeonatos, por raça, em função da idade: Fêmea Jovem, Vaca Jovem e Vaca Adulta. O resultado final do concurso será obtido através da eliminação da ordenha de maior produção dentre as dez oficiais durante o concurso.

Os resultados serão apresentados tendo como base a produção total de leite e leite corrigido para sólidos totais e a produção média de leite e leite corrigido para sólidos totais em 24 horas. E a 41ª edição do concurso apresenta uma novidade, com a criação do ‘Tipo Funcional Leiteiro’, que contemplará a escolha de uma matriz independente da categoria de idade, que represente a raça nos quesitos: pernas e pés, força leiteira e úbere. O responsável por essa escolha será o mesmo jurado a executar o julgamento do melhor úbere do concurso.

Entretenimento – Para essa retomada, grandes atrações nacionais irão se apresentar no palco principal da feira. Para estimular o público, a primeira atração já foi confirmada, sendo a dupla Zé Neto & Cristiano. A previsão é de que ao longo dos próximos dias, as demais atrações sejam anunciadas.

Além das apresentações nacionais, a diversão também está garantida com várias opções gastronômicas, incluindo um festival de food trucks, praça de alimentação, e o ‘Zebu na Brasa’, grande evento programado para o encerramento da feira.

Mérito ABCZ – Considerada uma das mais tradicionais e importantes honrarias do setor, desta vez 23 personalidades serão agraciadas com o ‘Mérito ABCZ 2022’. A lista inclui criadores e parceiros que contribuem diretamente para o desenvolvimento da pecuária zebuína no mundo.

Equishow – A quarta edição do encontro de raças equinas vai reunir criadores, competidores, produtores, fornecedores e público especializado na Fazenda Experimental Orestes Tibery, entre os dias 30 de abril e 8 de maio. Entre os destaques está o 2º Concurso de Marcha e Prova de Muares. Também já estão confirmadas as provas de Quarto-de-Milha em quatro modalidades: Três Tambores, Ranch Sorting, Rédeas e Team Penning. A EquiShow contará ainda com uma Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos, além de um mini-shopping de animais crioulos na estrutura do evento. Uma demonstração de exemplares da Agro Maripá, que seleciona cavalos Mangalarga Marchador, também integra a programação do evento.

Dias de Campo – Uma programação de Dias de Campo foi esquematizada para que os visitantes de todos os cantos do mundo participem de visitas técnicas voltadas para exposição, divulgação e conhecimento.

Na programação, serão cinco estações para visita na Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior. Todas elas estão direcionadas à reforma de pastagem e aos sistemas de integração. Um dos destaques é a estação do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’, da ABCZ, onde o público terá a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias para produção de carne zebuína superior.

Feira de Gastronomia – A tradicional Feira de Gastronomia da ExpoZebu, que expõe o que há de melhor e mais típico na culinária nacional, está maior e mais apetitosa que nunca. Como principais parceiros para a exposição gastronômica, a ABCZ conta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG). Cada um dos órgãos atendeu e mobilizou um grupo de produtores que participarão da feira. Já estão confirmados em torno de 60 a 70 produtores, que apresentarão ao público iguarias e delícias de alta qualidade.

ABCZ Jovem e ABCZ Mulher – Com o constante objetivo de contribuir para o fomento da participação jovem no agro, a comissão ABCZ Jovem realizará, durante a ExpoZebu 2022, o 13º Encontro Rural Jovem. O evento, é fruto da parceria entre o ABCZ Jovem e a Sociedade Rural Brasileira.

Uma programação específica para o público feminino também foi desenvolvida, por meio da comissão ABCZ Mulher. O destaque fica com a inauguração do Espaço ABCZ Mulher. O novo prédio, que levará o nome da ministra Tereza Cristina, está situado ao lado da pista de julgamentos. Durante a feira, serão realizadas atividades e mentorias com as equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Internacional – A retomada presencial da feira para o público internacional foi planejada priorizando a segurança e bons acordos comerciais. Para isso, um cronograma específico para os participantes internacionais da feira foi elaborado, com inúmeras oportunidades para firmar relações comerciais e com a possibilidade de reuniões com as empresas associadas do Brazillian Cattle. Vale destacar que um protocolo específico para o público internacional foi desenvolvido.

Lançamentos e inaugurações. Além do prédio da ABCZ Mulher, já citado, uma série de investimentos no parque será inaugurada, incluindo uma grande reforma na sede da ABCZ. A lista inclui ainda a Cozinha Estúdio da ABCZ, sendo o espaço idealizado unindo as duas funcionalidades (cozinha + estúdio de televisão); o novo paisagismo do Parque Fernando Costa; o ‘Memorial do Zebu’, elevado na rotatória em frente ao Parque Fernando Costa; a pedra fundamental do novo Museu do Zebu; a reinauguração da ABCZ TV, que homenageará o jornalista Luiz Crosara, que passa a dar nome ao estúdio principal do prédio; e os estandes das associações promocionais das raças Indubrasil e Sindi.

Inaugurações que também movimentarão a Fazenda Experimental Orestes Prata Tibery Júnior, incluindo o Centro Tecnológico Rivaldo Machado Borges e novas estruturas como estacionamento e o sistema de iluminação da pista de provas equestres, sendo esse último destacando homenagem a pecuarista Cláudia Tosta Junqueira. Ainda na fazenda será descerrada a placa em reconhecimento aos participantes do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.

Museu do Zebu – A 37ª Mostra do Museu do Zebu será inaugurada no dia 27 de abril, a partir das 19h. A exposição, que leva o título “Museu do Zebu: passado, presente e futuro”, está diretamente alinhada ao tema da ExpoZebu, “Paixão que nos move”. Além da Mostra, o Museu do Zebu também promoverá, durante a ExpoZebu, mais uma edição do projeto ‘Arte & Cultura no Parque’, que reúne eventos culturais em parceria com a Fundação Cultural de Uberaba e com o Centro Cultural da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Os tradicionais projetos Zebu na Escola e Zebu na Universidade também integram a programação do Museu.

ABCZ TV – Mais uma vez, uma grande estrutura está sendo montada, envolvendo jornalistas e equipe técnica especializada. A ideia é levar aos telespectadores da ABCZ TV a experiência de estar dentro da feira, mesmo fora do parque, além de conteúdos exclusivos e ainda mais dinâmicos no canal.

Entre as novidades, grande destaque para os julgamentos, que além da transmissão na íntegra e em tempo real, contarão com comentários de quem realmente entende do assunto. As tradicionais rodas de conversa, incluindo as maiores referências no setor também estão confirmadas, elevando ainda mais os debates da feira. E, dessa forma, serão mais de 12 horas de transmissões ao vivo todos os dias no canal oficial do Zebu.

Fonte: Ascom ABCZ

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo