Não é só o Brasil que vem abatendo quantidades expressivas de boi gordo ao longo deste ano e despejando parte da produção no mercado internacional de carne bovina.
A Austrália, segundo maior exportador mundial de carne bovina, atrás do Brasil, abateu 7,7 milhões de cabeças de gado no ano-fiscal 2023-24 (1° de julho/23 até o dia 30 de junho/24), um aumento de 22% em relação ao ano-fiscal anterior e um pouco acima da média de 10 anos de 7,6 milhões de cabeças.
Continue depois da publicidade
Isso explica a atual agressividade dos exportadores australianos no comércio mundial da carne bovina.
“Este é o maior abate desde o final da seca em 2020”, declara a Meat & Livestock Australia (MLA), responsável pela divulgação dos dados estatísticos.
Segundo a entidade, os abates australianos permaneceram elevados e robustos nos últimos 12 meses devido ao processo de reconstrução e amadurecimento do rebanho bovino.
O abate de machos e fêmeas cresceu durante o ano-fiscal, com destaque para a segunda categoria, que registrou uma participação média de 49% nos abates totais, acima da referência da indústria de 47%.
Analistas da MLA acreditam que a alta taxa de abate de fêmeas foram motivadas mais pela saída de vacas reprodutoras mais velhas, que foram usadas durante a reconstrução, do que por reduções causadas pela seca.
Continue depois da publicidade
Mais carne
A produção de carne na Austrália atingiu 2,4 milhões de toneladas ao longo do ano-fiscal, 18% superior ao ano-fiscal anterior e 10% acima da média de 10 anos.
O crescimento consistente nos pesos das carcaças causou um aumento maior na produção em comparação ao abate, destaca a MLA.
“Os pesos médios das carcaças de 310 kg estão 9% acima da média de três anos, graças aos investimentos genéticos e ao crescimento no confinamento”, justifica a entidade.
Mercado Pecuário
Quer mais análises sobre o mercado do boi gordo? Acompanhe o programa Mercado Pecuário, toda quarta-feira no DBO Play. Apesentado pela jornalista Juliana Camargo, o programa é uma referência para o pecuarista que quer se manter atualizado sobre os principais assuntos que cercam o setor.
E-DBO