Os 181 animais das raças zebuínas, Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, vindos de cinco regiões do país, que participam da edição 2023 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), passaram pela primeira pesagem na manhã desta quarta-feira (17).
As mensurações irão ocorrer a cada 28 dias, durante o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), na Fazenda Escola da Fazu, em Uberaba (MG).
Continue depois da publicidade
“A pesagem acontece com os animais em jejum e a intenção é registrar o cálculo de Peso Vivo Metabólico, que é o peso médio dos animais. Essa informação é usada para a estimativa do CAR, que é o Consumo Alimentar Residual”, explica a coordenadora do TDEA, professora Juliana Paschoal.
Os animais são avaliados separadamente por raça e idade. Ao final do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, apenas metade dos que obtiverem os melhores resultados avançarão para a próxima etapa, que acontecerá no mês de agosto, no Parque Fernando Costa, durante a ExpoGenética 2023.
“O PNAT é o programa mais democrático do país para a identificação de touros jovens por permitir que criadores participantes do PMGZ de todo o Brasil, tragam seus animais para o TDEA. Ao final da prova, os animais são submetidos a ultrassonografia de carcaça e avaliação de tipo, quando é gerado o índice classificatório com os 50% superiores. É uma avaliação muito completa que evidencia animais que são realmente diferenciados”, destaca o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.
Durante a ExpoGenética, os touros selecionados passarão por avaliação de criadores e técnicos. Os melhores exemplares avançarão para a última etapa do programa, que é a de coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos colaboradores. Ao final da feira, os reprodutores serão ofertados no Leilão de Touros PNAT 2023.
Continue depois da publicidade
A ExpoGenética acontecerá de 19 a 27 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).
Fonte: Ascom ABCZ