Os criadores que desejarem levar animais para a Feira Nacional de Genética Promebo (Fenagen), que será realizada em julho de 2024, precisam ter em mãos a avaliação genética dos exemplares.
O evento, que faz parte da programação dos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), exigirá dos pecuaristas, segundo a superintendente de registros da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), Silvia Freitas, organização e atenção aos prazos de envio das avaliações.
Continue depois da publicidade
“O ideal é que os criadores já se programem para fazer as avaliações a tempo de destacar os animais com melhor desempenho e, então, prepará-los para o julgamento, que será realizado no formato rústico e individual”, acrescenta.
Grande diferencial da Fenagen, o julgamento levará em consideração o desempenho genético e fenotípico dos animais. Ele será dividido em dois grandes campeonatos: campeonato terneiro (a), onde poderão competir os bovinos que apresentarem somente Índice Desmama, e campeonato touro e fêmea jovem, o qual terá na disputa os exemplares com Índice Desmama e Final.
VEJA TAMBÉM | Universo Pecuária quer conectar produtores à agenda mundial da sustentabilidade
O julgamento também ponderará avaliações complementares, como ultrassonografia de carcaça e genômica.
Silvia explica que criadores que ainda não fazem Promebo também poderão participar da Fenagen. Para isto, será necessário que realizem em 2024 a avaliação a Desmama dos animais que agora estiverem nascendo.
Continue depois da publicidade
“Todos aqueles que quiserem evidenciar o potencial genético do seu rebanho poderão participar, é preciso apenas se organizarem e cumprirem as exigências estabelecidas”, afirma a superintendente, em nota à imprensa.
Presidente da ANC, Joaquin Villegas, reforça a importância da participação das mais diversas raças avaliadas pelo Promebo na feira.
“Nossos criadores têm trabalhado duro para oferecerem ao mercado o que há de melhor em termos de genética e queremos valorizá-los. A pecuária nacional tem um grande potencial e ele precisa ser debatido e enaltecido, bem como o Promebo que, em 2024, completa cinco décadas na seleção de animais superiores”, aponta.
Além de julgamento, a Fenagen contará com uma ampla programação, que terá início com o Fórum Promebo na Prática. O evento, já consagrado nas ações anuais da ANC, terá como foco desta edição acasalamentos.
SAIBA MAIS | Expointer: Fenagen, a expogenética nacional dos taurinos
A exposição, que será realizada na Associação Rural de Pelotas (RS), terá palestras técnicas voltadas para o melhoramento genético, atividades culturais, espaço de negócios e a festa de comemoração dos 50 anos do Promebo.
Fonte: Ascom ANC