A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, vai doar R$ 1 milhão para mitigar os impactos da pandemia do coronavírus (Covid-19). O valor será destinado à compra de equipamentos e insumos hospitalares, como máscaras e luvas, a aquisição e distribuição de cestas básicas às famílias carentes e doações em dinheiro às secretarias municipais de saúde, Santas Casas e hospitais universitários das cidades mais impactadas onde a empresa possui unidades fabris.
“Nos reunimos com os gestores das secretarias municipais de saúde e de assistência social; de instituições federais de ensino, que administram hospitais; e com diretores de Santas Casas para saber quais são as necessidades de cada região – sempre conectando-as aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que balizam nossas decisões de Responsabilidade Social Corporativa”, diz Carlos Lienstadt, vice-presidente de Recursos Humanos e Comunicação da Yara Brasil.
Todas as 25 cidades nas quais a empresa está presente no Brasil, com operações ou atuação comercial, serão contempladas. São elas Maceió (AL), Candeias (BA), Vitória (ES), Catalão (GO), Rondonópolis (MT) e São Luís (MA). Mas cinco unidades em Minas Gerais: Uberaba, Patrocínio, Serra do Salitre, Lagamar e Cruzeiro da Fortaleza. Outras quatro unidades estão no Paraná: Cambé, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa. No Rio Grande do Sul também são quatro: Canoas, Cruz Alta, Porto Alegre e Rio Grande. E mais seis em São Paulo: na capital e em Cubatão, Jaú, Mogi das Cruzes, Sumaré e Paulínia.
Além do valor, a contribuição também está na forma em que a doação será feita. A Yara se comprometeu empriorizar a compra de produtos de pequenos fornecedores regionais, sempre que possível, para continuar a estimular a economia das regiões onde atua. Um exemplo é a aquisição de aproximadamente 45 mil máscaras caseiras, que, ao mesmo tempo em que contribui com a renda de muitas famílias, fomenta o comércio local.
“Esse lote de máscaras já têm destino definido: uma parte será distribuída gratuitamente à população, e a outra será entregue aos nossos colaboradores, que também devem fazer uso do equipamento para proteção individual nas unidades, em escritórios e fora da área industrial”, diz Lienstadt. No Brasil, a Yara possui 5,5 mil funcionários e 22 unidades localizadas em 10 Estados. Fonte: Ascom