Abate de bovinos cai 8,5% no 1º trimestre ante 2019

De acordo com o IBGE, o resultado foi o mais baixo desde 2012

Continue depois da publicidade

Foto: Governo Federal

O Brasil registrou o abate de 7,25 milhões de cabeças de bovinos no primeiro trimestre de 2020. O resultado foi o mais baixo desde 2012, ficando 10,2% abaixo do trimestre anterior e 8,5% inferior ao 1° trimestre de 2019. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 10 de junho, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2019, a queda no abate de bovinos foi puxada por reduções em 20 dos 27 Estados. Foram 672,49 mil cabeças a menos do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com o IBGE, as reduções mais significativas ocorreram nos Estados de Goiás (-157,68 mil cabeças) , Mato Grosso (-120,70 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (-90,56 mil cabeças), Rio Grande do Sul (-65,49 mil cabeças), Tocantins (-56,09 mil cabeças), Pará (-48,65 mil cabeças), São Paulo (-47,15 mil cabeças), Bahia (-45,36 mil cabeças), Rondônia (-22,18 mil cabeças) e Maranhão (-9,82 mil cabeças).

Continue depois da publicidade

O levantamento da entidade aponta ainda que houve altas em Santa Catarina (+15,26 mil cabeças) e no Acre (+8,35 mil cabeças). O Mato Grosso continua liderando o abate de bovinos, com 17,0% da participação nacional, seguido por Mato Grosso do Sul (11,1%) e São Paulo (10,1%).

Vários fatores podem ter contribuído para essa redução, desde o consumo interno até as variações de preços. Um diferencial observado, por exemplo, foi que, devido à melhoria dos preços dos bezerros, os produtores de carne preferiram poupar as fêmeas do abate para que elas possam gerar mais bezerros. Isso reduziu o número de fêmeas abatidas em relação ao primeiro trimestre de 2019”, afirma Bernardo Viscardi, analista de pesquisa da entidade.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Cadastre-se de gratuitamente na Newsletter DBO:


    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    clima tempo

    São Paulo - SP

    max

    Máx.

    --

    min

    Min.

    --

    017-rain

    --

    Chuva

    008-windy

    --

    Vento

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Continue depois da publicidade

    Leilões em destaque

    Continue depois da publicidade

    Newsletter

    Newsletter

    Jornal de Leilões

    Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

    Continue depois da publicidade

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Vaca - 30 dias

    Boi Gordo - 30 dias

    Fonte: Scot Consultoria

    Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

    Encontre o que você procura:

    Pular para o conteúdo