Entendendo o KPS: chave para silagens de qualidade

Picture of Giovani Jacob Kolling

Giovani Jacob Kolling

Consultor comercial do 3r Ribersolo

Picture of Marcelo Hentz Ramos

Marcelo Hentz Ramos

Médico veterinário do 3r Ribersolo

A silagem de planta inteira de milho é amplamente reconhecida como o volumoso mais utilizado na alimentação de bovinos, oferecendo energia, rendimento significativo de massa e fibra fisicamente efetiva. O ponto de maturidade para colheita é crucial, fundamentado no teor de matéria seca (MS) da planta inteira, preferencialmente entre 30% à 35% de MS.

A regulagem ideal das máquinas para obter o tamanho de partícula correto e realizar o processamento adequado dos grãos é de suma importância. Isso influencia nas características físicas da silagem, impactando na composição química e a disponibilidade de nutrientes para os animais.

Para otimizar a utilização do amido, especialmente em animais de alta produção, é essencial processar os grãos em pequenas partículas, pois grãos com partículas menores apresentam um elevado grau de degradação ruminal, onde o rompimento do pericarpo (parte que envolve o endosperma do grão) é crucial para permitir que os microrganismos ruminais acessem rapidamente os nutrientes.

A técnica do KPS, que permite avaliar quantitativamente a extensão da fragmentação dos grãos da silagem de milho planta inteira, utiliza uma escala de cinco peneiras mais um fundo (19,00; 13,20; 9,50; 6,70 e 4,75 mm), que permanecem durante 15 minutos em um agitador e avaliam a proporção de amido abaixo da peneira de 4,75 mm em relação ao amido total da silagem, indicando que quanto maior o KPS melhor.

Atualmente, o KPS é a ferramenta mais indicada para a avaliação do processamento dos grãos da silagem e para auxiliar na classificação do processamento dos grãos. Shinners e Holmes (2013) desenvolveram uma tabela de categorização, definindo através do KPS o processamento como Ótimo, Bom e Ruim (Tabela 1).

Tabela 1. Processamento de grãos da silagem pela metodologia do KPS (Shinners e Holmes, 2013).

O KPS expresso como uma porcentagem, indica a proporção de grãos inteiros, sendo uma métrica que influencia diretamente na digestibilidade e no valor nutricional do alimento. Um KPS elevado/Ótimo (>70%) está associado a uma maior disponibilidade de amido, essencial como fonte de energia para o animal.

Na Figura 1, compilamos os resultados de análises de KPS realizadas pelo Laboratório 3rlab em amostras de silagem de milho de 2021, 2022 e 2023 e verificamos que 56,66% das silagens estão classificadas como Bom (KPS 50-69%).

Figura 1 — KPS (%) de amostras de silagem de milho analisadas pelo Laboratório 3rlab

Imagem: Alisson Lima – Departamento técnico Vitrato Nutrição Animal

Segundo o médico veterinário Dr. Giovani Jacob Kolling, consultor comercial do 3rlab+Ribersolo, a análise de KPS é extremamente importante para avaliar o processo da ensilagem e, consequentemente, estimar o que pode ser digerido e aproveitado pelos ruminantes. No entanto, vale ressaltar que é apenas uma parte da avaliação da qualidade da silagem. Outros parâmetros, como o teor de matéria seca, porcentagem de amido, perfil de fermentação e digestibilidade da fibra, devem ser considerados em uma avaliação mais abrangente para ajustar as dietas dos animais, otimizando a produtividade e sanidade do rebanho.

Portanto, para melhorar a digestibilidade do amido e garantir uma utilização eficiente, é crucial a quebra do grão em partículas menores, isso evita o desperdício de amido não aproveitado pelo rúmen e intestinos, que é excretado nas fezes.

Leia também:

A DBO Editores Associados, fundada em 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. Sua atuação no digital abrange as mídias sociais, canal do Youtube e o Portal DBO, plataforma rica em conteúdo especializado em texto, áudio e vídeo para a pecuária, como reportagens, entrevistas, artigos técnicos, cotações, análises de mercado e cobertura dos leilões em todo o País.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Pular para o conteúdo